Primeiro passo: decida-se por ter ou não ter um blog. Se decidiu não ter um, tudo bem, interagir com os que já existem é também uma
maneira de conquistar seu espaço na rede, e ainda assim é importante conhecer como eles funcionam para melhor participar da blogosfera.
Se decidiu ter um, então escolha um tema para ele. Sobre o que será seu blog? Mesmo para os que se dizem sem assunto, há saídas. Há quem crie blogs com perguntas, comentários sobre notícias do dia, o professor poderá criar um blog sobre sua disciplina, a escola poderá criar um blog para divulgar sua ações e interagir com a comunidade escolar (alunos, pais, professores, APPs...) poderá criar um blog de debates, inovações tecnológicas ou reflexões sobre o destino do planeta. Escolha um caminho ou experimente vários.
Se um blog pode ser um diário, você teoricamente já teria assunto suficiente para toda uma vida. Se acredita que sua história não vale o suor, fale - bem ou mal - da família, dos vizinhos, dos colegas de escritório. Se todos esses não valem o suor, que tal os políticos de sua cidade, estado, país... Cortando a explicação, simplesmente tenha um blog, atualize e pronto.
Em seguida, você chega ao terceiro passo, a língua. Você tem dúvidas sobre preposições, não sabe usar pronomes, esqueceu se é xícara ou chícara”. Não faz idéia sobre o uso da crase? A melhor forma de encarar este mistério chamado língua portuguesa é pedir ajuda à própria web. Ela oferece boas referências sobre gramática e ortografia. Erros roubam parte da credibilidade de seu texto.
Chegamos ao quarto e último passo, o estilo. Não tenha medo de arriscar, revele o que você tem de único, exclusivo e diferente. Afinal, a internet é isso mesmo, a contribuição de cada diferença, de cada linha, de cada blog. Enfim, a sua contribuição.
muito bom esta nota, tenho que colocar em prática esses passos. Obrigado!
ResponderExcluir