segunda-feira, 21 de junho de 2010

O que publicar no blog

A rigor, você pode publicar tudo em blog, desde que não cometa nenhum crime ou contravenção pela qual possa ser responsabilizado
judicialmente e se não estiver interessado em enfrentar uma batalha judicial. Escreva o que quiser, desde que seja capaz de prová-lo, caso a Justiça solicite. Como o blog é um ambiente aberto para todo o público do ciberespaço, tudo o que escrever ali será analisado. A melhor parte disso é que as respostas são espontâneas e imediatas e vêm por meio dos comentários deixados no próprio blog.

Determinados tipos de blog agradam mais ao grande público. Alguns exemplos podem ajudar na escolha do tema que você vai explorar.
Diários pessoais e endereços relacionados a tecnologia são os campeões em popularidade na blogosfera. Essa preferência reflete, em parte, a audiência obtida nos Estados Unidos, país líder em número de internautas e tráfego na rede - ao menos neste início de século 21.

A maioria dos blogs ainda mostra histórias íntimas de seus autores, às vezes escritas para um pequeno grupo, às vezes para todo mundo.
Diário pessoal escrito para um grupo é aquele, por exemplo, de alguém que mora longe da família e gostaria de contar como é o seu dia-adia.

Já em um diário pessoal feito para todo mundo, os assuntos são os mais variados. Exemplos desses blogs estão sempre nas listas
de mais visitados e comentados. Seus autores falam sobre momentos e situações corriqueiras, sobre a vida conjugal, sobre os filhos, os
cachorros.

Blogs sobre tecnologia fazem grande sucesso. Nada mais natural, já que desde seu surgimento, eles são escritos e lidos por pessoas interessadas em inovações tecnológicas. Nesta categoria, encaixam-se desde blogs sobre notícias mais recentes a páginas específicas sobre programas, sites, tendências. A própria web é tema de uma infinidade de blogs.

Política e notícias também são populares. Por blog político compreende-se desde os que militam a favor de pessoas com cargos públicos ou partidos e os que divulgam críticas sobre eles até qualquer blog com comentários a respeito de política e ideologias. Blogs que produzem notícias ou que as comentam também atraem muitos leitores e geram repercussão.

Blogs corporativos, de empresas, funcionam como ferramentas de marketing. Têm como objetivo promover produtos e criar relações de
aproximação com consumidores. Existem também os blogs de profissionais - de professores, jornalistas, advogados e músicos a presidentes de corporações. Profissionais liberais também mantêm blogs. Ninguém fica fora da blogosfera.

Caso seu tema preferido não se encaixe em nenhum desses exemplos, talvez você prefira montar um blog sobre um produto específico,
uma marca de bicicleta, por exemplo, seus quadrinhos favoritos, seu time do coração ou  sobre direito do consumidor, uma celebridade,
religião, teorias de conspiração, viagens, gastronomia, literatura...

Agora que você teve uma visão panorâmica sobre a variedade de categorias de blogs existente, veja alguns exemplos de como podem ser os posts. 

Comparativos – Compare samba com rap,  Ronaldo com Ronaldo. Seja criativo e objetivo, principalmente se você decidir-se por comparar objetos como câmeras digitais, carros ou mesmo outros blogs.

Enquetes – Promova discussões e votações emseu blog. Isso sempre atrai muitos leitores e gera audiência.

Entrevistas – São bem-vindas, principalmente quando o especialista no assunto que deseja abordar não é você. Lembre-se: quando
entrevistar alguém para o blog, comunique ao entrevistado o que pretende fazer com a conversa, como vai trabalhar as informações e
reflexões que juntos produzirem. Guarde o email, a gravação ou, no mínimo, as anotações sobre a conversa para assegurar que a reprodução dos trechos seja fidedigna e para poder comprovar o que escreveu se algum dia isso for necessário.

Listas e rankings – De filmes preferidos a  coisas pessoais e estranhas, algo freqüente na blogosfera. O importante é a criatividade.

Pesquisas – Blogs também são fontes para  pesquisas, acadêmicas ou não. Se você pode contribuir para a troca e aquisição de
conhecimento.

Resenhas – Escreva sobre filmes, livros, músicas, games, carros, casas noturnas, viagens ou restaurantes. É o tipo de blog no qual você
solta o verbo, mas precisa ficar atento para não infringir nenhuma lei. Baseie suas críticas em fatos e procure reunir argumentos e provas que comprovem suas opiniões.

Humorísticos – É preciso tato para fazer humor e não se envolver em problemas, inclusive jurídicos. No entanto, uma sociedade sem humor é uma sociedade sem vida. Valem piadas, quadrinhos e boas tiradas.

Informativos – Você discursa sobre um tema ou objeto. Traz fatos, dados e novidades. Pode ser também um perfil de uma pessoa famosa, ou de seu vizinho.

Inspirados – Aventure-se na ficção. Crie situações, invente histórias ou conte melhor as boas histórias que você conhece ou viveu.

Instrutivos – Você explica aos leitores como fazer algo. Se você tem alguma habilidade ou conhecimento específico, pode compartilhar isso no seu blog. Nesse tipo de post podem entrar  também estudos sobre casos, os que deram certo e os que deram errado.

Jornalísticos – Nesta categoria encaixam-se alguns dos modelos citados acima, como os informativos e os de entrevistas. Posts
jornalísticos são uma das ferramentas do “jornalismo cidadão”, nome dado à contribuição jornalística feita por quem não é um profissional de comunicação.

Remissivos – Um jeito simples de atualizar seu blog é fazer uma remissão a outros blogs ou sites, indicando a seus leitores o que você
considera interessante e relevante. Nesse tipo de post, vale a pena fazer pelo menos uma breve e concisa descrição do que o leitor encontrará ao visitar o link que você sugere.

Se ainda assim você não encontrar assunto, verifique se não há entre as mensagens de sua caixa de e-mails algum tema interessante. Leia outros blogs, muitos outros. Leia, ouça e veja mais notícias. Escreva sem preocupar-se com o formato final. Deixe a edição para o momento depublicar. Faça algo que não está nesta lista.

Invente.

Os posts de um blog também podem trazer fotos, arquivos de áudio e vídeo ou mesclar todos esses conteúdos. Cada um desses
formatos digitais pede conhecimentos e ferramentas específicas. Pesquise sobre flogs, vlogs, podcasts e jornalismo cidadão, para construir seu blog ideal.

Um comentário:

  1. Achei essa postagem simplesmente o máximo, creio que me ajudará muito. Obrigada, Richard França.

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