segunda-feira, 21 de junho de 2010

Blog, fazer fácil

Quando você tem um blog, depara-se com um efeito colateral: quer ser lido. Passa a ansiar por repercussão e interação com seu público, sentese  recompensado quando alguém deixa um  comentário, quer aparecer nos buscadores e no  topo dos rankings, deseja abandonar o  anonimato.  Com a evolução dos blogs, foram desenvolvidas técnicas para conquistar visibilidade na rede, que vão desde o visual de sua página até a maneira como você organiza o conteúdo. É preciso conhecê-las. Escrever para o ciberespaço é diferente do que escrever para o papel. Escreva textos concisos e parágrafos curtos. Nosso olho demora mais tempo para ler na tela do computador que no papel. Se o  assunto rende muitas linhas, divida o texto em  vários posts. Criar um texto principal e outros de
apoio, complementares, é um recurso jornalístico muito usado na web. Para facilitar a leitura, construa parágrafos curtos.

Use e abuse dos intertítulos e marcadores.  Os olhos de seus leitores varrem a tela do  computador rapidamente antes de deter-se em
algo. Divida o texto com intertítulos, que são  como bandeiras, chamam a atenção dos olhos dos visitantes de seu blog. Lance mão de marcadores, usados na enumeração de itens, que também ajudam os olhos a escanear a tela e  tornar a leitura mais fácil.

Deixe a página respirar. Menos é mais na web. O máximo da sofisticação é conseguir  simplicidade. Em termos de layout, ou visual da
página, procure um resultado funcional. Em vez  de “enfeitar” o seu blog, faça com que ele tenha uma navegação lógica. Evite que seus leitores percam tempo tentando encontrar as coisas.  Reflita sobre qual é o conceito que melhor traduz o seu blog e faça com que o design seja uma  tradução visual deste conceito.

Procure o foco. Evite falar sobre tudo e, ao  mesmo tempo, sobre nada em específico. Escolha uma direção, eleja o gosto que seu blog
quer ter. Para cativar leitores, faça da consulta a  seu blog uma experiência agradável e importante para o internauta.

Mantenha o ritmo de atualização. Não frustre expectativas e tente atualizar seu blog regularmente. Como bichos de estimação, blogs
ficam melhores quando você os alimenta com qualidade, nas horas certas, com porções equilibradas. Não adianta colocar muitos textos
em um dia e retirar-se, em silêncio, por semanas. Seus leitores podem abandoná-lo, acreditando  que o autor foi fazer coisa melhor. No entanto, é  preciso balancear a equação quantidade e qualidade. Escolha o que é mais interessante, não publique apenas para manter a página  atualizada, é melhor esperar e oferecer conteúdo de qualidade.

Conquiste credibilidade. Publique uma minibiografia sua para que seus leitores saibam  com quem conversam. O que dá a você
credenciais para falar sobre determinado assunto em um blog? Talvez sejam suas experiências, leituras ou sua profissão. Pode ser apenas o seu entusiasmo ou a veia lírica. Uma foto sua também ajuda a dar credibilidade a seu trabalho.

O leitor perceberá seu comprometimento. Evite divulgar muitos detalhes pessoais, como seu endereço e telefone, mantenha sua privacidade.

Dê títulos informativos para os posts. Digamos que seu leitor gostou muito de um texto e resolva consultá-lo novamente, tempos depois.
Quando o título deste post é aleatório e só faz  sentido para você, foi-se a oportunidade de atender o leitor. Crie títulos com informação, eles funcionam como isca para o público e são, muitas vezes, a única coisa que é lida. A falta de tempo é universal.

Faça uma seleção de links para os melhores posts. Como nem todo dia você publica uma obra-prima, permita que seus melhores
momentos sejam encontrados facilmente pelos visitantes. Crie um menu de links para os textos mais importantes e inspirados. Aqueles que valem ser relidos e permitem aos novos leitores entender melhor o espírito do seu blog.

Divulgue o e-mail para contato. A popularidade está diretamente relacionada com interação. É interessante ter uma conta de e-mail
específica para receber mensagens de seusleitores. Tenha em mente que o endereço corre o risco de figurar em listas de spams (e-mails
indesejados), por isso, habilite um anti-spam antes de divulgar o e-mail do blog.

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